clube

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

Aloevera

13 MANEIRAS QUE A ALOE VERA PODE LHE AJUDAR


Conhecida por herbicistas e médicos folcloristas durante séculos como a “planta médica” ou “médico em conserva”, este cacto de folhas verdes em forma de lança que contém um gel claro e viscoso, foi trazido da África para as Américas no século XVI.
Sem dúvida, muito antes deste fato acontecer, o Aloe, cujo nome significa “substância amarga e brilhante”, já era bastante conhecido como uma planta com poderes curativos fantásticos. Os antigos egípcios se referiam ao Aloe como a “planta da imortalidade” e a incluíam entre os presentes enterrados junto com os faraós.
Em décadas recentes, a investigação médica já confirmou e propagou muitas propriedades curativas desta substância brilhante e amarga (usada de maneira tópica, consumida como líquido ou tomada em cápsulas) que é o coração do Aloe. Aqui mostraremos um breve resumo de seus méritos.

AJUDA A CURAR FERIDAS
A maior parte da folha do Aloe está cheia de gel, 96% de água e 4% onde contém 75 substâncias conhecidas. Quando aplicado nas feridas, o gel de Aloe atua como um anestésico suave, cura o edema e a dor, também se usa como substância bactericida e fungicida. Além disso, aumenta o fluxo de sangue até a área da ferida, estimulando os fibroblastos, que são as células responsáveis por curar as lesões cutâneas.
Um estudo realizado em animais, publicado no Jornal da Associação Médica de Pediatria Americana descobriu que as fórmulas de Aloe tomadas oral ou topicamente aceleram a cura de feridas. Aos animais se administrou Aloe tanto em água por dois meses (100 mg/kg de peso corporal), como em 25% de creme de Aloe aplicado diretamente nas feridas por 6 dias. Os efeitos foram positivos nos dois casos: o tamanho das feridas diminuiu 62% nos animais que tomaram por via oral, comparando com uma diminuição de 51% no grupo de controle. O Aloe tópico produziu uma diminuição de 51% no tamanho da ferida, comparando com 33% do grupo de controle.

AJUDA NA RECUPERAÇÃO DO PÓS-OPERATÓRIO
O Aloe diminui o tempo de recuperação do pós-operatório, segundo o Jornal de Dermatologia Cirúrgica e Oncologia. Dezoito pacientes que sofriam de acne submeteram-se a uma cirurgia de dermoabrasão facial, na qual as lesões foram retiradas. Após a cirurgia se aplicou em metade da face de cada um dos pacientes uma gaze com  gel cirúrgico, e na outra metade se colocou o mesmo gel misturado com Aloe. A metade do rosto tratado com Aloe sarou 72 horas mais rápido do que a outra.
O dermatologista James Fulton, de Newport Beach, Califórnia, autor principal de

ALIVIA QUEIMADURAS
Em uma experiência relatada no Jornal da Associação Médica da Tailândia, 27 pacientes com queimaduras moderadas foram tratados com uma gaze de gel de Aloe ou Vaselina (gel do petróleo). As queimaduras do grupo com gel de Aloe sararam em 12 dias, enquanto com a Vaselina demoraram 18 dias para se curarem.

MINIMIZA O DANO POR CONGELAMENTO
Um estudo publicado no Anais da Medicina de urgência estabeleceu que o Aloe funciona também em congelamento. Os cientistas administraram tratamentos padrões para congelamento (antibióticos, ibuprofen) a 154 pacientes que receberam creme de Aloe 67,9% sararam sem sofrer perda de tecido (amputação), comparado com 32,7% do grupo de controle. A conclusão que se chegou foi que o Aloe evita a diminuição do fluxo de sangue no local, principal causa de perda de tecido por congelamento.

EVITA DANOS POR RADIAÇÃO
A Aloe protege a pele contra os danos causados por raios X, segundo uma publicação no Jornal Yakugaku Zasshi, por parte de cientistas da Universidade Hoshi do Japão. Eles descobriram que o Aloe é um antioxidante eficiente que elimina os radicais livres provocados pela radiação e que também protege das substâncias curativas do corpo.

CURA LESÕES PROVOCADAS PELA PSORÍASE
Em um estudo controlado por placebo, publicado na revista Medicina Tropical e Saúde Internacional, 60 pacientes com psoríasis crônica receberam um extrato de 0,5% de Aloe misturado em um creme de óleo mineral. Foi-lhes aplicado 3 vezes ao dia, por cinco dias consecutivos (15 aplicações por semana no total), durante 4 semanas.
Quando se examinou os pacientes, após 8 meses, a cura era muito maior no grupo do Aloe (82,8%) do que no grupo do placebo (7,7%). Além disso, 83,3% do grupo do Aloe se considerava curado, comparado com somente 6,6% do outro grupo.

ALIVIA OS PROBLEMAS INTESTINAIS
O suco do Aloe Vera pode ser efetivo ao tratar as enfermidades inflamatórias do intestino, segundo um estudo do Jornal de Medicina Alternativa. Foram 60 g do suco de Aloe a 10 pacientes, três vezes ao dia durante 7 dias. Depois de uma semana todos os pacientes estavam curados de diarréia, e quatro haviam melhorado a digestão, além dos três que tiveram um aumento de energia. Os pesquisadores concluíram que o Aloe balanceava os intestinos e regulava o pH gastrointestinal, melhorando a mobilidade gastrointestinal, além de incrementar a gravidade específica de decomposição e reduzir a probabilidade de certos microorganismos fecais como a levedura. Outros estudos demonstraram que o suco de Aloe desintoxica os intestinos, neutraliza a acidez estomacal, alivia as úlceras gástricas e a constipação.

REDUZ O AÇÚCAR DO SANGUE DE PACIENTES DIABÉTICOS
O Aloe reduz os níveis de açúcar do sangue dos diabéticos, segundo a revista de Investigação de Hormônios. A cinco pacientes com diabetes adulta (quer dizer, que não dependem de insulina) foi dada ½ colher de chá de extrato, diariamente, por 14 semanas. Os níveis de açúcar do sangue se reduziram em todos os pacientes em média de 45%, sem sofrer mudanças em seu peso total.

REDUZ O EDEMA PROVOCADO POR ARTRITIS
O Aloe pode ajudar a evitar a artritis e a reduzir a inflamação nas articulações que já estejam afetadas por esta doença, segundo o Jornal da Associação Pediátrica Americana. O Aloe também pode inibir a reação autoimunológica associadas a certas formas de artritis, nas quais o corpo ataca seus próprios tecidos.
Foi injetado em alguns animais uma bactéria que provoca os sintomas da artritis, como por exemplo, inflamação e edema. Para determinar se o Aloe podia prevenir a artritis, foi-lhes injetado esta substância (150 mg/Kg de peso corporal) debaixo da pele, durante 13 dias. Foram tomadas medidas diárias para determinar os níveis de edema e inflamação.
Vários compostos do Aloe mostraram atividade antiatrítica, segundo os pesquisadores. Um ácido orgânico que o Aloe contém reduz a inflamação em 79,7% e acaba com a resposta autoimunológica em 42,4%. Outro composto do Aloe, a antraquinona, reduz a inflamação em 67,3%, mas sem efeito sobre a resposta autoimunológica.

REDUZ A INFECÇÃO PELO HIV
Um extrato de mamose, um dos açúcares que compõem o Aloe, pode inibir o vírus HIV-1 (vírus associado ao Aids). Isto foi comprovado num estudo realizado em 1991 em Bioterapia Molecular, com células com HIV-1 quando tratadas in vitro, quer dizer, fora do corpo, com um extrato de mamose. O Aloe também reduziu a reprodução do vírus em até 30%, assim como a carga viral (quantidade de vírus) e suprimiu a expansão do vírus para outras células, além de diminuir a probabilidade de sobrevida das células infectadas.

PROPORCIONA APOIO NUTRICIONAL PARA PACIENTES COM HIV
Comprovou-se que o suco do Aloe é parte importante no programa de apoio nutricional para pacientes com HIV-1, segundo o Jornal de Avanços na Medicina. Durante quatro meses, 29 pacientes tomaram suco 100% puro de Aloe (140 g quatro vezes ao dia) junto com um complemento essencial de ácidos grassos e outros complementos com vitaminas, minerais e aminoácidos. Não foi dito a nenhum paciente que outro ingrediente havia sido incluído em sua dieta. Depois de 90 dias, todos os pacientes tinham menos casos de infecções oportunistas, cansaço e diarréia, assim como um aumento de glóbulos brancos (quer dizer, que o sistema imunológico respondeu de maneira positiva). A avaliação geral da qualidade de saúde também melhorou, já que em 25% dos pacientes, aparentemente, o Aloe também tirou a capacidade do vírus de se reproduzir. Os pesquisadores descobriram que o Aloe estimula o sistema imunológico do corpo, em particular as células T4, os glóbulos brancos que ativam a resposta imunológica contra infeções.

ESTIMULA A RESPOSTA IMUNOLÓGICA CONTRA O CÂNCER
É possível que o Aloe ajude a prolongar o tempo de sobrevivência e estimule o sistema imunológico dos pacientes de câncer, segundo um estudo recente.
Num estudo realizado em 1994, em um jornal japonês de medicina, Yakhak Hoeji, o Aloe foi ministrado via oral a camundongos com tumores cancerosos durante 14 dias. Embora o Aloe não tenha evitado o crescimento de tumores, o tempo de vida dos camundongos, que receberam 50 mg de Aloe por quilo de peso corporal, se prolongou em 22% e nos que receberam 100 mg/Kg de peso corporal diariamente se prolongou 32%. Um teste simultâneo com células humanas cancerosas (fora do corpo) descobriu que doses altas de Aloe retarda significativamente o crescimento dessas células.
Os pesquisadores que escrevem a revista Imunológica e Imunoterapia Contra o Câncer descobriram que um composto de Aloe (lectina) ativava o sistema imunológico para atacar o câncer quando injetado diretamente nos tumores. As células assassinas T, os glóbulos brancos do sangue que se juntam e destroem as células, começaram a atacar as células dos tumores onde havia sido injetado a Lectina. O Aloe ativa as defesas imunológicas ativando as macrófobas (células brancas que “comem” os antígenos) como por exemplo o interferon, a interluquina e  o fator de necrose do tumor. Além disso, o Aloe promove o crescimento de células normais, quer dizer, não cancerosas.

PROTEGE CONTRA O CÂNCER DE PULMÃO
A proteção do Aloe foi efetivamente confirmada num estudo com 673 pacientes com câncer de pulmão em Okinawa, Japão, publicado no Jornal Japonês de Investigação sobre o Câncer, no qual observou-se a relação que existe em fumar, quantidades comparativas de 17 alimentos vegetais na dieta e a reincidência do câncer de pulmão em um período de 5 anos.
“O Aloe foi o único alimento que proporcionou proteção contra o câncer.” Os resultados da epidemiologia vegetal sugeriram que o Aloe previne carcinogénesis pulmonar humana (câncer de pulmão)”, segundo os investigadores. Além disso, o Aloe “previne ou acaba de maneira geral com o câncer humano”.


Artigo publicado na Revista “Alternative Medicine”, USA, de março de 1998



Nenhum comentário:

Postar um comentário